Escovas Progressivas


Olá!  Que saudades desse mundinho virtual. 
Mas as pausas são importantes e necessárias, enfim voltei e louca para tagarelar.

Hoje queria apenas comentar a polêmica das escovas progressivas. Acho que a maioria de vocês deve ter ouvido o burburinho que causou a matéria  feita  pelo Fantástico exibido pela Rede Globo. Senão dá uma olhadinha que vale a pena.



Aqui no Brasil, de norte a sul, virou febre. Escova progressiva, marroquina, inteligente, de chocolate, não importa o nome, elas tem em comum a alta concentração de formol. 

E o que é formol? É um composto líquido claro usado para várias aplicações sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e antisséptico. É utilizado também para embalsamar cadáveres. Além de outras aplicações na indústria, vem sendo utilizado ilegalmente acima do permitido para alisamento de cabelos.

É permitido apenas 0,2 % de formol  nos produtos para alisamento, que nessa quantidade serve apenas para conservar o produto. Mas nas escovas progressivas a quantidade é muito superior a permitida. trazendo danos gravissímos a saúde.

O Instituto Nacional de Câncer ( Inca) alertou já em 2004 que o formol usado nas escovas progressivas é um agente cancerigino. 
Em 2009 a Anvisa proibiu  a venda do formol puro,  mas na prática continua sendo vendido e usado nos salões.


Mas o que usar para alisar os cabelos, segundo a Anvisa ;

Ácido Tioglicólico;
Hidróxido de Sódio;
Hidróxido de Potássio;
Hidróxido de Cálcio;
Hidróxido de Lítio;
Hidróxido de Guanidina


Ainda, segundo a Anvisa: 

O processo de alisamento químico ou “relaxamento de cabelo” não acarreta danos para a saúde da população, desde que o produto 
atenda às exigências estabelecidas na legislação sanitária e o 
procedimento seja realizado seguindo as orientações do fabricante e 
por profissionais competentes.


A repercussão do uso de formol foi tanta que o Fantástico, fez outra matéria com as substâncias permitidas.





Conheço tantas pessoas que fazem escova progressiva...


Será que depois de saber de todos esses males, vale a pena continuar arriscando a vida?




                           Fonte; Anvisa


6 comentários:

  1. o meu nunca fiz, qd quero liso, uso prancha, senao deixo assim meio encaracolado mesmo,,gosto dele desse jeito natural, bjsss

    ResponderExcluir
  2. OI Mel,
    Não acho bonito todo mundo de cabelo liso! Qdo vejo um cacheado bem cuidado e assumido, morro de paixão. Meu cabelo é liso, mas não sou favorável a estas escovas.
    Beijos 1000 e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mel, estava com saudades! E o medo de misturarem formol sem a gente saber ou outros produtos tão prejudiciais quanto? Fiquei com medo, mas ultimamente só tenho feito a progressiva sem formol. Bjocas.

    ResponderExcluir
  4. QUE BOM QUE VOCÊ VOLTOU E ARRASOU COM ESTE POST!
    REALMENTE É MUITO DIFÍCIL PARA QUEM FAZ ESTE TIPO DE ESCOVA OU RELAXAMENTO SEI LÁ, RSRS. A GENTE NUNCA ESTÁ CONTENTE COM A FORMA FÍSCIA EM GERAL ESTAMOS SEMPRE MUDANDO ALGUMA COISA, SE O MEU CABELO FOSSE CRESPO ACHO QUE EU ARISCARA, RSRS. ESTOU SEMPRE TOMANDO SOL E NÃO FAZ BEM À SAÚDE TBM. GOSTEI DO POST, É UMA ÓTIMA ALERTA.

    BEIJINHOS..♥

    ResponderExcluir
  5. Bem vinda,Mel.
    Faço escova normal.Não gosto daquele liso artificial.Vamos torcer para q os profissionais do ramo façam o uso correto do produto,afinal,as consequencias podem ser desastrosas.

    ResponderExcluir
  6. eu fiz uma vez aquela escova de chocolate, mas não tinha formol..ainda bem né?
    bjsss

    ResponderExcluir

Os comentários enriquecem o Blog
Obrigada!!!.